17/07/2019 Texto: revistaautoesporte.globo.com
Fiat Argo e Cronos recebem três estrelas no Crash Test do Latin Ncap
Compactos da marca italiana foram melhores na proteção para crianças, com quatro estrelas; Toyota Etios foi melhor na proteção para adultosasfsda fsdaf d
Voltar à listagem

O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (16) os resultados da quarta bateria de testes de 2019, que finalmente teve a presença dos compactos Fiat Argo e Cronos. Havia certa expectativa em relação ao desempenho destes modelos, já que ambos são projetos mais modernos, feitos com aços mais resistentes. Por isso, o resultado é um pouco decepcionante: a dupla recebeu três estrelas na proteção de adultos.

O Toyota Etios, lançado em 2012, foi reavaliado na mesma bateria — já sob o novo protocolo, que inclui a colisão lateral — e manteve as quatro estrelas (em cinco possíveis) na proteção para adultos obtidas na estreia. Entretanto, o carro de entrada da Toyota subiu de duas para quatro estrelas na proteção para crianças, mesma pontuação de Argo e Cronos. O Etios avaliado estava equipado com airbags frontais e controle de estabilidade.

Argo e o Cronos também dispunham dos airbags frontais, mas não oferecem o controle de estabilidade. Na avaliação do Latin NCAP, "o Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR), em ambos os assentos dianteiros, e o ESC conseguiram que o Etios alcançasse as quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto".

Para Alejandro Furas, secretário-greal do Latin NCAP, o resultado de Argo e Cronos teve pontos positivos, mas foi penalizado por descartar o controle de estabilidade.

"A última plataforma da FCA mostrou bons conceitos e trabalho em segurança quanto a seu desenvolvimento, em resposta à pressão dos consumidores. Porém, é preocupante que um fabricante, como a FCA, ainda não ofereça ESC padrão em um carro novo como o Argo/Cronos. Além disso, é uma preocupação que veículos populares como esses dois modelos ainda não ofereçam proteção padrão de cabeça para impacto lateral".

Mas ainda que contasse com o controle de estabilidade de série em todas as versões, a dupla Argo e Cronos não conseguiria as cinco estrelas máximas de proteção para atultos, obtidas, por exemplo, pelos rivais Polo e Virtus. Isso porque os modelos da Fiat também não dispõem de airbags laterais, oferecidos nos compactos da Volkswagen. Foram as bolsas laterais dianteiras que garantiram nota máxima a estes modelos.

"O Argo/Cronos, equipado com dois airbags frontais padrão, apresentou proteção fraca no peito do adulto no impacto lateral. A estrutura foi considerada instável no limite da estabilidade; contudo, foi percebido que o modelo tem boa projeção e desenvolvimento na sua concepção, fato que deveria permitir melhorias. A ausência do Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR) padrão para o passageiro, bem como a falta do ESC explicam essa classificação do Argo/Cronos para o ocupante adulto", diz o relatório.

3 fotos

© 2017 Motorss - Todos os direitos reservados.

Chat, fale conosco